Autobild Teste de travagem de pneus para todas as estações: Os pneus Premium continuam a ser os melhores

Na semana passada, assistimos a uma comparação exaustiva das distâncias de travagem dos pneus de inverno realizada pela Autobild, que serviu de qualificação para o teste principal. O compromisso sério da Autobild com os testes de pneus é ainda mais demonstrado pelo facto de, alguns dias depois, ter sido realizado um teste de distância de travagem semelhante, desta vez centrado nos cada vez mais populares pneus para todas as estações. O teste incluiu um total de 37 pneus, que a Autobild avaliou em condições de travagem em piso seco e molhado.

Antes de analisarmos os resultados, vamos recapitular a metodologia. Desta vez, a Autobild mediu as distâncias de travagem em superfícies secas e molhadas a partir de uma velocidade inicial de 100 km/h, o que difere significativamente da sua variante de inverno, em que a travagem é efectuada em superfícies molhadas e com neve a partir de velocidades de 50 km/h e 80 km/h, respetivamente. O teste serve como ronda de qualificação para o teste detalhado, que contará com os 15 melhores pneus.

O Autobild também avaliou pneus de inverno e de verão para fornecer valores de referência dentro de cada tipo de pneu. O pneu de verão parou em 45,6 metros em piso molhado e 34,9 metros em piso seco, enquanto o pneu de inverno parou em 54,7 metros em piso molhado e 42,3 metros em piso seco.

Examinando o vencedor do teste de distância de travagem, o pneu Bridgestone Turanza All Season 6 (★90), que parou em 50,5 metros em pavimento molhado e 36,8 metros em pavimento seco, observamos que os pneus de verão têm um desempenho significativamente melhor em superfícies molhadas, enquanto os pneus de inverno têm um desempenho consideravelmente pior. Isto define de certa forma os pneus para todas as estações – o seu ponto fraco não é o desempenho na neve, como se poderia supor, mas sim em estradas molhadas. Isto deve-se principalmente ao facto de terem menos ranhuras no piso para evacuar a água e otimizar a tração na neve.

É de salientar que a Bridgestone há muito que se destaca na travagem em piso molhado. Neste teste, parou 3 metros mais cedo do que o segundo classificado, o Pirelli Cinturato All Season SF3 (★95), e o terceiro classificado, o Continental AllSeasonContact (★78) 2 (★88), ambos reconhecidos por outros testes como modelos fiáveis de pneus para todas as estações. A Bridgestone também teve um bom desempenho em pavimento seco; a diferença em relação à Pirelli foi de apenas 0,1 metros, enquanto a Continental demorou mais 3 metros.

Vencedor do teste

Bridgestone Turanza All Season 6

Bridgestone Turanza All Season 6 (★90)

★★★★½ 4.5/5

Dimensões: 185/35R16 - 275/70R21

Número de tamanhos: 95

Número de testes: 5

Mostrar mais detalhes ...

A qualidade do vencedor é ainda evidenciada pelo quarto classificado, o lendário modelo CrossClimate 2, que demorou mais 6 metros a parar em piso molhado em comparação com o vencedor do teste.

<a href='/michelin-crossclimate-2'>Michelin CrossClimate 2 <span style=(★92)" width="100" height="100">

Michelin CrossClimate 2 (★92)

★★★★½ 4.6/5

Dimensões: 155/35R15 - 275/70R21

Número de tamanhos: 126

Número de testes: 5

Mostrar mais detalhes ...

Outras posições notáveis incluem o Vredestein Quatrac (★92), o Goodyear Vetor 4Seasons Gen-3 e o Kleber Quadraxer 3 (★81), bem como o inesperado recém-chegado GT Radial ClimateActive, que estamos muito curiosos para ver no teste final. Também estamos interessados em comparar com o Kleber, atualmente considerado um dos poucos pneus acessíveis para todas as estações.

Nenhum modelo correspondente encontrado no banco de dados.

Em conclusão, aguardamos com expetativa os resultados finais, onde certamente surgirá uma competição interessante. Também vale a pena mencionar que, embora a Bridgestone tenha ganho por uma grande margem, isso deve-se em parte à metodologia de teste, que não se centra no desempenho na neve. Do mesmo modo, no teste da Autobild do ano passado, a Bridgestone venceu o teste de distância de travagem, mas teve de se contentar com o terceiro lugar no teste final devido a um desempenho algo inferior na neve e a uma menor durabilidade.