Testes de Verão de pneus 2023: Uma revisão exaustiva dos melhores modelos no mercado

Bem-vindo ao artigo de hoje, onde analisamos os testes de pneus de Verão para 2023. A estação do Verão já está em pleno andamento e é tempo de mudarmos os nossos carros para pneus de Verão. É por isso que elaborámos uma lista dos melhores modelos de pneus de Verão com base em oito testes de Verão com um total de mais de 100 modelos diferentes. Sem mais delongas, vamos mergulhar nos resultados.

A base da nossa análise baseia-se em testes de diferentes organizações, cobrindo uma variedade de tamanhos de pneus – desde o normal (205/55 R16) ao desportivo (235/35 R19). Entre os testes, vale também a pena mencionar o incomum tamanho 255/45 R20 testado pela revista Automotorsport, que é popular entre os carros eléctricos. Os testes mais abrangentes foram realizados pela ADAC e Autobild, com 50 pneus testados cada. O ADAC testou-os a todos em detalhe para marcar os 50 anos desde que começaram os seus testes de pneus, a Autobild concentrou-se na distância de travagem como fazem todos os anos, onde depois testaram os 20 primeiros com mais detalhe.

Continental SportContact 7 (★100), o vencedor absoluto

Com base na média das colocações de teste, os pneus Continental tiveram melhor desempenho, com três representantes entre os quatro primeiros – o SportContact 7, PremiumContact 7 e o seu predecessor, o PremiumContact 6. Na categoria de pneus UHP, o Goodyear Eagle F1 Asymmetric 6 (★93) foi o melhor colocado. Entre a classe inferior de pneus, Kumho, Firestone e Falken estavam entre os melhores. Se procura poupar dinheiro, pode alcançar os pneus Hankook premium, especialmente o novo Ventus Prime 4. Contudo, classificamos agora o Hankook como um pneu premium porque é aí que pensamos que pertence por direito, com base nos resultados dos testes e no uso OEM em carros novos. Entre os pneus de orçamento, o Nexen N Fera é uma escolha aceitável.

Goodyear Eagle F1 Asymmetric 6, pneu desportivo com baixa resistência ao rolamento

O vencedor dos cinco testes em que foi apresentado é o novo modelo da Continental, o SportContact 7. Apesar do seu nome desportivo e da sua aderência à categoria UUHP, o pneu é versátil e oferece curtas distâncias de travagem, excelente manuseamento, elevada resistência ao aquaplaning e resistência ao rolamento relativamente baixa. Mais confortável e económico, portanto, é o PremiumContact 7, que se concentra na segurança e no desempenho em piso molhado. Paradoxalmente, porém, oferece um desempenho desportivo acima da média para a sua classe de pneu de turismo.

A Continental já não oferece uma variante UHP dos seus pneus de Verão, mas a Goodyear pode preencher a vaga – a Goodyear Eagle F1 Asymmetric 6 (★93) oferece um manuseamento desportivo, baixa resistência ao rolamento e bom conforto. Não está tão concentrada em estradas secas como a SportContact 7, e também foi desenvolvida a pensar em VE e híbridos, pelo que é utilizável para uso diário – não é ruidosa, é económica e tem uma boa durabilidade.

Bridgestone Potenza Sport (★87)

Para os condutores que preferem um pneu desportivo puro com ênfase na condução desportiva em seco, o Bridgestone Potenza Sport (★87) é um bom candidato. Este pneu proporciona um manuseamento rápido e uma resposta de direcção seca e estaladiça, mas ao custo de um pouco menos de conforto e resistência ao aquaplaning. Ainda assim, é uma óptima escolha para condutores diários entusiastas.

Não podemos esquecer o novo Pilot Sport 5 da Michelin. Este lendário pneu de nova geração proporciona um comportamento equilibrado em piso seco e molhado, boa durabilidade e conforto, mas a um preço de compra mais elevado. O que o torna único é a sua combinação de grandes características de manuseamento desportivo ao longo da sua vida útil mais longa do que a média. Para o condutor mais frugal, o modelo Primacy 4+ está disponível com quilometragem e conforto ainda melhores. A Michelin distingue-se simplesmente pela longevidade dos pneus e ainda ninguém conseguiu igualar essa liderança.

As nossas críticas não descuram o potencial de poupança sem comprometer a segurança. Um desses candidatos é o Falken ZE310, que oferece alta segurança em piso seco e molhado, mas à custa de um pouco menos de respeito pelo ambiente e durabilidade. Outra opção é o Hankook Ventus Prime 4 (★77), o sucessor do bem sucedido Ventus Prime 3, que tem vindo a obter sucesso nos testes desde 2016. O novo modelo centra-se na dirigibilidade, consumo de combustível, resistência ao rolamento e quilometragem. O Ventus Prime 4 prova que um preço de compra mais baixo não significa necessariamente uma quilometragem mais baixa. Para uma condução mais desportiva, existe o Hankook S1 Evo3, um pneu UUHP de aderência máxima que pode ser uma alternativa mais acessível ao Michelin Pilot Sport 5 (★96), uma vez que é cerca de 30% mais barato. E este não é um pneu de segunda classe – Audi, BMW, Mini Mercedes-Benz e até Porsche aprovaram-no como equipamento original para os seus automóveis para o 718 e Taycan.

Hankook S1 Evo3 como equipamento de fábrica num Mini SE

Se escolhêssemos modelos estritamente de baixo custo, então o Nexen N Fera, fabricado na República Checa, é a melhor escolha. Isto é muito bom no seco, mas fica um pouco aquém em comparação com os modelos de maior qualidade no molhado e também em termos de desgaste. Ainda assim, em comparação com outros pneus baratos, pode ser recomendado.

Esperamos que a nossa revisão de testes de pneus de Verão de 2023 o tenha ajudado a escolher os pneus ideais para o seu carro. Quer esteja à procura de conforto, desportividade ou economia, há muitas opções de qualidade no mercado para se adequar às suas necessidades. Use o nosso resumo de testes de pneus de Verão 2023 para encontrar o pneu ideal para o seu carro.