Avaliação do pneu de Verão Continental PremiumContact 7 – o que há de novo e como se sai nos testes?

Hoje, como parte da nossa série regular, damos uma vista de olhos a outra nova adição ao mercado de pneus de Verão, o tão esperado sucessor da gama PremiumContact da Continental, agora na sua sétima versão.

Um pouco de história …

O ciclo de vida da sexta versão anterior foi bastante longo – foi lançada em 2016 e esteve, portanto, no mercado durante 6 anos. Mesmo assim, após todos estes anos, conseguiu obter sucessos nos testes actuais – por exemplo, o 2º lugar no teste ADAC para 2023. A propósito, tem um impressionante total de 36 testes, de acordo com o nosso sistema. O pneu foi elogiado pela maioria das suas características, sendo as margens de aquaplanagem reduzidas e a resposta retardada da direcção as deficiências menores frequentemente citadas.

O novo PremiumContact 7 aborda estas mesmas deficiências e, embora a aquaplanagem continue a ser um dos pontos mais fracos do pneu, é apenas uma falha menor. Mas onde a novidade funcionou melhor foi na já mencionada resposta atrasada da direcção, ou melhor, na desportividade do próprio pneu. A sexta geração pode ser merecidamente culpada por isto, apesar da gama PremiumContact estar listada na classe Touring, e não UHP (e a Continental não oferece actualmente quaisquer pneus UHP). O PremiumContact 7, no entanto, já não pode ser objecto de qualquer crítica. Oferece uma condução surpreendentemente desportiva para a sua classe, competindo parcialmente com a gama SportContact.

Uma nova banda de rodagem de Verão com características de condução desportivas e dinâmicas, direcção precisa, bom desempenho e economia.
– Autobild 2023, 225/45 R18

PremiumContact na gama de modelos Continental

Mas vejamos onde é que o PremiumContact se insere na gama de modelos Continental. O fabricante alemão oferece actualmente os seguintes modelos principais de pneus de Verão para veículos de passageiros: o EcoContact 6, o UltraContact, o PremiumContact 7 e o SportContact 7. Enquanto o EcoContact e o UltraContact se concentram principalmente na quilometragem e na economia de combustível e oferecem características de condução seguras para carros menos potentes (embora o UltraContact também se destine a carros mais potentes e seja oferecido em versões até 300 km/h), o PremiumContact 7 já oferece um maior enfoque no prazer de condução. Mas para um desempenho verdadeiramente desportivo durante longos períodos de tempo, existe o SportContact 7, que é o compromisso ideal entre uma condução apurada e a utilização quotidiana.

Tecnologia utilizada

Mas é claro que a gama PremiumContact não deve ser apenas sobre condução desportiva – e não é. Os seus pontos fortes residem, em particular, na combinação ideal de condução, eficiência e conforto. Esta adaptabilidade deve-se principalmente ao inovador composto RedChili, que optimiza o desempenho numa ampla gama de temperaturas. Isto assegura uma elevada aderência mesmo a baixas temperaturas sem uma fase de aquecimento, o que é vantajoso nos meses de transição da Primavera e do Outono, reduzindo a frequência das mudanças de pneus e os custos associados. Além disso, o desenho adaptável do piso do pneu proporciona maior estabilidade e conforto de condução em estradas molhadas e secas, reduzindo a fadiga do condutor e melhorando a experiência geral de condução. Além disso, o pneu oferece um desempenho quilométrico superior, que foi testado ao longo de um total de 150.000 quilómetros de testes de condução e optimizado, resultando num aumento de dez por cento na quilometragem em comparação com o seu antecessor, o PC6.

O PremiumContact 7 nos testes de pneus

Mas vejamos os resultados dos testes – temos 3 até agora. A “pior” classificação para o novo pneu foi no teste da Autobild na medida 225/45 R17, onde ficou em terceiro lugar, derrotado pelo Goodyear Eagle F1 Asymmetric 6 (★93) e Michelin Pilot Sport 5 (★96). Enquanto o PC7 foi facilmente capaz de os acompanhar em piso molhado e, pelo menos, de igualar o Michelin em piso seco (o Goodyear ultrapassou-os a ambos graças ao seu excelente comportamento em piso seco, distância de travagem e conforto), o terceiro lugar final foi selado pela parte económica do teste, que representa 1/3 da classificação final. A Autobild atribui 60% da nota global à quilometragem e outros 20% à relação preço/desempenho, que está directamente ligada à quilometragem. E é aqui que a quilometragem prevista do PremiumContact 7, que a Autobild indica ser de 51 600 km, fica aquém dos 55 600 km do Michelin e dos impressionantes 63 200 km do Goodyear, que é também o mais barato dos três pneus. Mesmo assim, estes são os três pneus com maior quilometragem no teste; em comparação, o próximo recém-chegado, o Bridgestone Turanza 6 (★77), tem uma quilometragem de pouco mais de 40.000 km.

O teste seguinte foi efectuado pelo TyreReviews.com, desta vez no popular tamanho mais pequeno 205/55 R16. Neste teste, o PremiumContact 7 ganhou, no entanto, precisamente devido ao tamanho mais pequeno, não teve um novo concorrente ao seu lado, que ganhou no teste da Autobild. A Goodyear propõe nesta dimensão o EfficientGrip Performance e a Michelin o Primacy 4+, ambos orientados para a economia de funcionamento e não para um comportamento desportivo. Mas a estratégia da Continental de oferecer um padrão de piso para uma vasta gama de categorias de automóveis está a dar frutos. Está disponível numa gama de tamanhos de R16 a R21.

Avaliação e competição

Ainda estamos à espera de mais testes, mas a partir dos testes disponíveis podemos ver para quem o pneu é adequado – é a mistura ideal de manuseamento, desportividade, quilometragem e conforto. Se preferir uma condução desportiva mais frequente, talvez o novo SportContact 7 seja também um modelo melhor para si, mas, mais uma vez, para um pneu UUHP, este centra-se bastante no conforto, pelo que não é tão diferente do PremiumContact 7 como a categorização da classe poderia sugerir.

Depende também do tamanho que escolher para o pneu – embora seja definitivamente um dos pneus mais desportivos entre os R16, é mais um pneu de conforto nos R19. Os seus principais concorrentes incluem os já mencionados Michelin Pilot Sport 5 e Goodyear Eagle F1 Asymmetric 6, mas também o Bridgestone Potenza Sport (★87) ou Turanza 6 do mesmo fabricante.