O Tesla Model 3 Highland vem agora de fábrica com pneus Hankook Ion Evo

Até agora, a maior parte dos Tesla Model 3 têm sido equipados com pneus Michelin de série – mais frequentemente com o Pilot Sport 4, ou o Pilot Sport 4S, mais desportivo, para os modelos topo de gama com jantes de 20 polegadas. Nenhum destes modelos foi concebido principalmente para veículos eléctricos, sendo o mais próximo o ePrimacy, eficiente em termos de combustível, que a Tesla está a utilizar em alguns modelos este ano.

Porquê a Hankook?

Mas agora, pelo menos os modelos sem desempenho vão receber pneus Hankook ION Evo (★90) de fábrica. Vejamos as razões pelas quais esta substituição pode ter acontecido. Os Teslas estão definitivamente acima da média em termos de autonomia dos automóveis eléctricos, e é muito difícil para as outras empresas automóveis alcançarem a eficiência da Tesla. E agora vai ser ainda mais difícil – a atualização do Modelo 3, que acaba de ser revelada, vai aumentar ainda mais a autonomia, em 10%, com a mesma capacidade de bateria. É certo que grande parte do mérito deste facto se deve à redução do coeficiente de resistência da carroçaria, mas também vale a pena referir a mudança no fornecedor de pneus. E isto contrasta com o mini-teste de pneus de verão da Autobild deste ano, em que o Hankook ION Evo tem uma resistência ao rolamento 20% superior à do Michelin Pilot Sport 5 (★96), pelo que se pode assumir que a mudança de pneus também terá um efeito bastante significativo na autonomia. O que também pode ser uma boa notícia para os actuais proprietários do Modelo 3 que procuram melhorar a autonomia dos seus veículos.

Possíveis razões para a limitação da velocidade máxima

Outra informação interessante sobre o novo Model 3 é o limite de velocidade máxima de 201 km/h, que noutros artigos da Internet é frequentemente justificado pelos pneus utilizados, que utilizam a tecnologia Hankook Sound Absorber, que em termos muito simplistas é um enchimento de espuma colado no interior do pneu (ver imagem abaixo). Isto é particularmente interessante porque todos os modelos Hankook ION Evo, incluindo os Sound Absorber, têm um índice de velocidade V, ou seja, até 240km/h e muitas vezes superior. Assim, existem duas hipóteses: ou a suposição de que a limitação se deve aos pneus não se baseia na verdade, ou a Tesla fez com que a Hankook fabricasse a sua própria variante de equipamento original do pneu especificamente para o Model 3 com uma velocidade máxima limitada, mas com um padrão de piso optimizado apenas para o Model 3, algo a que estamos mais habituados nos automóveis desportivos de topo, e não particularmente no segmento dos veículos eléctricos. Faria sentido e daria à Tesla outra vantagem competitiva em relação a outras marcas que não fazem nada deste género para um modelo tão fundamental da sua gama.

No entanto, há outra explicação – o Model 3 Highland também trabalhou muito na insonorização do carro, que foi frequentemente criticada na geração anterior. Nos carros eléctricos, são os pneus que fazem muito barulho. E a utilização de pneus com enchimento de espuma no interior faz muito sentido nos automóveis eléctricos, porque o ruído de rolamento é mais elevado do que nos automóveis convencionais devido ao maior peso.

De qualquer forma, em breve saberemos como são realmente os pneus do Model 3 Highland, e será interessante ver o que acontece – porque neste momento está a ser tomada a decisão sobre quem será considerado o fornecedor premium de pneus para carros eléctricos, e a Hankook parece estar em vantagem até agora. E há também uma boa notícia para os condutores que têm de mudar para pneus de inverno – há uma variante de inverno na série ION chamada Hankook Winter I-cept ION, que deverá resolver o problema da menor autonomia de inverno dos VEs.