A Bridgestone também apresentou o seu novo produto para a época de inverno deste ano e, tal como a Continental, simplificou significativamente a designação dos seus modelos. Assim, após o Blizzak LM-005, temos agora simplesmente o Blizzak 6.
Geração anterior
Bridgestone Blizzak LM-005 (★83)
Dimensões: 155/30R14 - 315/70R22
Número de tamanhos: 184
Número de testes: 5
Mostrar mais detalhes ...Como é típico dos pneus do grupo Bridgestone, o novo modelo também é apresentado com a adição de ENLITEN, uma tecnologia que garante uma menor resistência ao rolamento e uma vida útil mais longa. Esta tecnologia é utilizada não só pela Bridgestone, mas também pela marca irmã Firestone. A geração anterior obteve resultados relativamente bons nos testes, embora também tenha ficado muito abaixo na classificação em alguns deles. Estes testes tinham uma coisa em comum – também mediram o desempenho de condução no gelo, o que não é totalmente normal. E foi precisamente no gelo que a geração anterior teve dificuldades. O comunicado de imprensa do Blizzak 6 não menciona especificamente o desempenho no gelo, pelo que resta saber se os engenheiros da Bridgestone se concentraram também neste aspeto, mas faria certamente sentido.

A Bridgestone apresenta o LM-005 como vencedor de 23 testes, o que é correto – mas houve certamente mais de 40 testes no total, e o LM-005 teve um bom desempenho, especialmente nos tamanhos R17 e maiores. Veremos como se sai este novo modelo, mas de acordo com testes independentes, parece que a nova versão está entre os melhores pneus de inverno premium, especialmente em travagem em piso molhado, o que é crucial para as cidades europeias no inverno.

Os testes realizados pela TÜV SÜD em novembro de 2023, a pedido da Bridgestone, mostraram que o Blizzak 6 é competitivo na disciplina combinada, algo invulgar, de “aceleração e travagem na neve”, estabelecendo uma pontuação de referência de 100%. A Michelin obteve 95,5%, a Pirelli 97,8% e a Goodyear e a Continental também atingiram 100%.
Na travagem em piso molhado, a Bridgestone registou uma distância de paragem de 35,1 metros, a Continental 35,9 metros, a Goodyear 36,4 metros, a Michelin 35,5 metros e a Pirelli 36,0 metros. O Blizzak 6 demonstra assim a sua atenção ao desempenho em piso molhado, o que é um contraste interessante com a maioria dos pneus premium, cuja prioridade é o desempenho na neve.
A utilização da tecnologia ENLITEN deverá garantir uma duração de vida um terço superior à do seu antecessor, o que é bastante impressionante.
Vejamos mais de perto o que os testadores gostaram e não gostaram na geração anterior. Quase todos os testes mencionaram o excelente comportamento em piso molhado, a elevada resistência à aquaplanagem e as curtas distâncias de travagem em piso molhado. O comportamento em piso seco, a baixa resistência ao rolamento e o elevado conforto também foram frequentemente elogiados. No entanto, para além do já referido desempenho no gelo, as distâncias de travagem mais longas em piso seco e a curta duração de vida foram frequentemente mencionadas como desvantagens. Estas questões já não deverão ser um problema, uma vez que a nova versão apresenta uma duração de vida 30% superior. Alguns testes também registaram um pior comportamento na neve, mas com base nas medições da Bridgestone, parece que este aspeto foi resolvido.

De acordo com as informações disponíveis até à data, o Blizzak 6 parece muito prometedor. No entanto, veremos em breve, nos primeiros testes de pneus de inverno da época, qual o seu verdadeiro desempenho. Se a Bridgestone conseguiu, de facto, prolongar a sua vida útil em 30% e, ao mesmo tempo, melhorar o desempenho de condução, o seu desempenho nos testes deverá ser muito bom.