Os Pneus Específicos para Veículos Elétricos Valem a Pena? Autobild Testa Ambos, Revelando Até 70 km de Alcance Extra

Autonomia é um dos tópicos mais frequentemente discutidos quando se trata de VEs, e os fabricantes estão constantemente buscando novas maneiras de melhorá-la. Os pneus são, sem dúvida, um dos maiores fatores que afetam a autonomia, então a AutoBild testou oito modelos diferentes para ver como se comportam. O teste inclui tanto pneus específicos para VE quanto pneus regulares que os fabricantes afirmam serem otimizados para VE. Uma melhor autonomia significa sempre sacrificar o desempenho? Vamos dar uma olhada nos resultados.

Autonomia Estendida Através de Menor Resistência ao Rolamento

Como já estabelecemos, a autonomia é importante. E embora não seja tão difícil fabricar um pneu com grande autonomia, o verdadeiro desafio é conseguir isso sem comprometer as distâncias de frenagem, segurança em piso molhado e dirigibilidade. Imagine colocar rodas de trem em um carro — a autonomia seria excelente, mas trens não são exatamente conhecidos pelo seu desempenho de frenagem.

No entanto, através da engenharia, os fabricantes continuam a encontrar maneiras de melhorar a autonomia enquanto mantêm as características de condução do pneu. Agora, vejamos os dados: o Falken e.Ziex (★90) específico para VE oferece a melhor autonomia, alcançando 410 km no Hyundai Kona, enquanto o pior desempenho é do Continental PremiumContact 7 (★97), gerindo apenas 344 km. O Falken terminou em quinto lugar no geral porque tem ligeiras fraquezas em desempenho em piso molhado e quilometragem, mas é avaliado como “bom”.

O vencedor “verde”

E é por isso que o “pneu mais econômico do teste” vai para o Goodyear EfficientGrip 2 SUV – ele tem ótima quilometragem e conforto de ruído e boa autonomia (ainda 30 km acima do Continental) e é feito na Eslovênia, então há também um aspecto ecológico por não precisar transportá-lo por longas distâncias.

E agora para a maior surpresa—enquanto todos sabemos que o Continental PremiumContact 7 é um ótimo pneu que ganhou muitos testes, quando vi a linha para este teste, teria adivinhado que seria o vencedor claro. No entanto, ainda não tínhamos visto nenhum teste do Hankook iON evo, e ele trouxe uma grande surpresa—conseguiu igualar o Continental na maioria das disciplinas principais e até superou em quilometragem e resistência ao rolamento. Isso acabou fazendo do Hankook o vencedor geral do teste, embora a autonomia não tenha sido levada em consideração.

O terceiro lugar foi para o “verde” Goodyear, pois ele perde um pouco em relação aos dois primeiros em termos de manuseio e frenagem em piso molhado, o quarto é o Michelin Primacy 4 (★82)+ (★76), que agora foi substituído pelo Primacy 5, que teria desempenhado melhor, mas a nossa suposição é que não estava disponível no momento do teste. Segundo a Michelin, ele deve ter melhorado as capacidades de frenagem em piso molhado, bem como a quilometragem, o que o ajudaria a ter uma classificação melhor no teste.